
IGV
Por:
9 de abr. de 2025
Boletim Verde 09/04/2025
Todo grande profissional precisa cada vez mais se qualificar para o mercado de trabalho.
O IGV trará na próxima semana sua agenda de cursos, com novos cursos de curta duração e com preços acessíveis e competitivos.Temas como Mercado de Carbono, Governança Cibernética e Segurança de Barragens, entrarão na nova agenda de cursos de IGV.Venha se qualificar cada vez mais. Venha para o IGV.😉
Equipe Editorial,Instituto Gestão Verde
NOTÍCIAS :
Nova cidade em Minas Gerais é eleita a mais feliz e inteligente do Brasil
Localizado no Alto Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté foi recentemente reconhecido como o município mais inteligente e feliz do Brasil. Este reconhecimento veio através do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, uma premiação internacional que celebra iniciativa inovadora e transformadora na cidade.
Mercado de carbono precisa de regra para o agro, diz especialista
Em entrevista exclusiva ao SÃO CARLOS AGORA, especialista em direito ambiental afirma que segmento é responsável por 70% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil
Aranha de seis olhos: Minas Gerais registra mais de 500 ataques em 2024; saiba como se proteger
Os avanços do desmatamento e das construções aliado a temperaturas altas, que ainda podem ser registradas mesmo no início do outono, acendem um alerta para acidentes envolvendo a aranha-marrom. Em Minas Gerais, 524 acidentes foram registrados em 2024 por picada da aranha — uma média mensal de 43
Descubra os cursos EAD Ambientais de alta qualidade do IGV!
Aproveite a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos por 🥇apenas 169,90 com certificado!
Não perca essa chance de investir no seu futuro e contribuir para um mundo mais sustentável. Inscreva-se agora! 🌍📚
Pegadas na Ilha de Skye oferecem retrato tranquilo da vida dos dinossauros
É o local de um momento dramático na história da Escócia. A costa rochosa da Ilha de Skye é o local onde Charles Edward Stuart — conhecido como Bonnie Prince Charlie — chegou de barco, disfarçado de empregada doméstica, para se esconder dos ingleses em 1746, após sua derrota na Batalha de Culloden.
Novo plano de ação ambiental da Anac detalha iniciativas para reduzir impactos ambientais da aviação
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou seu Plano de Ação Ambiental 2025-2027, com o objetivo de apresentar à sociedade os objetivos estratégicos ambientais e as iniciativas que orientarão a atuação regulatória da Agência nos próximos três anos. O plano estrutura a estratégia institucional voltada à promoção da sustentabilidade na aviação civil brasileira, por meio da introdução de novos instrumentos de ação ambiental.
Imagens aéreas – Operação conjunta destrói maquinário de garimpo ilegal em Mariana-MG
Nesta terça-feira (1/4), o Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente, o BOPE e o IBAMA realizaram uma operação conjunta com o objetivo de combater o garimpo ilegal de ouro na região de Mariana (MG).
PF combate extração ilegal de minérios e usurpação de bens da União
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3/4), a Operação Rastro de Pedra, que tem como objetivo desarticular associação criminosa dedicada à prática de extração ilegal de minérios e usurpação de bens da União.
Obras em Belém atravessam áreas de conservação e ameaçam espécies
A sete meses da realização da COP30 (Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas), em Belém, pesquisadores alertam para os riscos que duas obras representam para as poucas unidades de conservação ainda existentes no Pará
Mineração pode ser suspensa em cidade importante de Minas Gerais e gerar milhares de demissões
Congonhas, localizada no coração de Minas Gerais, é uma cidade com raízes profundas na mineração. No entanto, as autoridades locais, lideradas pelo prefeito Anderson Cabido, estão reconhecendo a necessidade de reavaliar essa dependência econômica.
Pela primeira vez, Direito Ambiental brasileiro é utilizado na corte inglesa
Julgamento analisa a responsabilidade da mineradora anglo-australiana BHP na tragédia em Mariana (MG)
Grande sertão, sem veredas: ‘aço verde’ que brilha na Europa seca o Jequitinhonha
Aos 85 anos, João Gomes de Azevedo lembra do tempo em que as águas corriam fartas pelo Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Havia peixes no rio, o gado pastava livre pelas veredas e a terra dava mandioca, milho e feijão em abundância.
Quer turbinar seu conhecimento a qualquer hora e no seu ritmo? 🚀 O Instituto Gestão Verde tem a solução!
🌿 Nossos cursos estão disponíveis para você se capacitar quando e onde quiser!
Construção de estrada por mineradora dentro do Parque do Rola Moça é denunciada por moradores
População de Casa Branca, distrito de Brumadinho, teme impactos na natureza; obra faz parte de termo firmado em 2023 para desmanche de barragens
Cidade do interior tem o maior pomar de jabuticabas do mundo; conheça
Com cerca de 20 mil habitantes, o local é o lar da Fazenda Jabuticabal, que possui 42 mil pés de jabuticaba em produção
Mata atlântica derrubada: o reflexo nas águas da devastação do verde
Denunciadas por imagens de satélite, áreas devastadas em Ouro Preto e Rio Acima têm impactos diretos sobre matas ciliares e formações que alimentam nascentes
20 bi são sonegados ao Brasil pelas mineradoras que operam no país
De 2014 a 2021, R$ 12,4 bilhões deixaram de ser arrecadados pela União, estados e municípios mineradores e impactados pela atividade. A sonegação é histórica e se perpetua. Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) escancara o problema: 70% dos títulos minerários não pagam a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).
Minas devora a mata atlântica mais rápido que o resto do país. Por quê?
Estado é apontado como o que mais derruba o bioma protegido em lei, rico em vida e água, e o que mais devasta áreas virgens.

Assessoria Técnica Ambiental, com experiência em licenciamento e desenvolvimento de estudos e projetos ambientais.